Os cuidados com a saúde do coração devem estar cada vez mais presentes nas nossas vidas.

O dia a dia estressante, com muitos compromissos e pouco tempo para cuidar corretamente da alimentação, podem gerar uma série de problemas e muitos deles atingem diretamente este órgão que tem funções literalmente vitais para nós.

Não podemos descuidar dele, que muitas vezes pode nos surpreender silenciosamente, sem dar pistas anteriores! Então o cuidado é redobrado para que nosso coração tenha muita saúde e possa irradia-la por todo o organismo.

Conheça as melhores atividades físicas para o seu coração e viva mais feliz!

Não precisa ser atleta para cuidar do coração!

Muitas pessoas não se motivam o suficiente – ou usam como desculpa – para cuidar do coração com atividades físicas alegando que não conseguem fazer na intensidade necessária.

Porém, não precisamos ser atletas para cuidar dele. Exercícios moderados com regularidade já podem trazer benefícios grandes e imediatos: aumentar a resistência, a flexibilidade, a força e proteger contra doenças cardiovasculares.

Basicamente, o exercício moderado já promove a queima de calorias que, em repouso, o organismo não consegue queimar. Isto traz um efeito imediato de reduzir ou impedir a criação de placas de gordura nas artérias, que impedem o fluxo sanguíneo de chegar até o coração.

Alguns pontos de atenção devem ser pensados na hora de escolher a atividade:

  • A recomendação para um indivíduo adulto é de 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade intensa.
  • As melhores atividades para o coração são as que melhoram a condição cardíaca e respiratória, basicamente as aeróbicas.
  • Antes de iniciar a atividade física, consulte seu cardiologista para que ele avalie as suas condições cardíacas atuais, peça exames e investigue as condições cardiovasculares. Ele também fará a recomendação da atividade compatível com sua idade, peso, existência de doenças e condições físicas gerais.

01 – Caminhada

Esta é uma atividade que todas as pessoas podem fazer e com baixíssimo custo – no máximo, um bom tênis – não precisa ser o top de corrida – e roupas leves. Sobre o ritmo, caminhe em um ritmo forte o bastante para atingir a intensidade moderada.

O ideal é chegar logo ao nível de caminhada rápida que temos pouco antes de uma corrida inicial e leve. O gasto calórico e a atividade serão os melhores. E em pouco tempo você sentirá vontade de começar a correr!

02 – Corrida

Aqui é o seu passo seguinte depois de caminhar moderadamente e dar aquela acelerada. Comece com a caminhada rápida e intercale 2 minutos de corrida moderada com 5 minutos de caminhada rápida.

Á medida que a sua condição física vai melhorando, você pode aumentar o tempo dedicado à corrida até eliminar a caminhada rápida e ninguém mais parar você!

03 – Treino em Circuito

Você pode intercalar, dentro da mesma série ou em dias alternados, exercícios de força para melhorar ainda mais a resistência, a força muscular e a saúde cardíaca.

As atividades aeróbicas devem ser acompanhadas por exercícios de fortalecimento muscular, pois eles fortalecem a estrutura do corpo como um todo e protege contra os impactos que toda atividade enfrenta.

Por exemplo, o fortalecimento das pernas auxilia nas respostas delas aos impactos durante a caminhada ou a corrida. A maioria das lesões nessas atividades ocorre com pessoas que não fazem o trabalho de fortalecimento muscular.

Se você não tiver tempo para ir a uma academia, alguns equipamentos de musculação em casa poderão ajudar neste objetivo.

04 – Ciclismo

Antes de tudo, pedalar é altamente prazeroso, difícil encontrar alguém que não goste! Isso já ajuda muito a entrar pro ciclismo como forma de trabalhar pelo coração.

Além disso, você trará uma série de outros benefícios importantes para o corpo: reforçar a resistência do corpo, tonificar a musculatura dos membros e também da musculatura cardíaca.

Se pedalar na sua região é complicado, as bicicletas de academia também são recomendadas – nelas você pode até estender o tempo conforme a resistência, simular aclive, coisas que muitas vezes não podemos fazer nas ruas por segurança ou pelo trânsito.

05 – Natação

Talvez só a natação consiga rivalizar com o ciclismo no gosto das pessoas. Estar na água e se movimentar sem a preocupação com pisos irregulares e sem tanto impacto do calor é uma opção muito saudável.

E a natação é considerada um dos esporte mais completos em termos de benefícios para o organismo. Você consegue melhorar a condição cardíaca, a resistência física, o tônus e a força musculares.

A natação é especialmente indicada para pessoas que têm problemas graves de coluna ou de articulações que podem ser agravados nos outros esportes.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *